Sinners | A Dialética do Encantamento

“A triste verdade é que a maior parte do mal é praticada por pessoas que nunca decidem ser boas ou más.”
Hannah Arendt

Há filmes que nos assustam pelo que mostram, outros, mais raros, inquietam-nos pelo que sugerem. Sinners pertence claramente à segunda categoria. À superfície, parece inscrever-se na tradição contemporânea do horror estilizado, com suspeição, sombras densas e uma atmosfera carregada. Mas, à medida que a narrativa se desenrola, percebemos que o verdadeiro terror não reside nos dentes afiados ou no sangue, antes sim na sedução.

A arte como espaço de comunhão, e de resistência (Sem spoilers)

O primeiro terço do filme constrói-se com uma paciência quase litúrgica. Somos apresentados a um grupo unido pela criação artística, música, dança, palavra. A arte surge como espaço de encontro, de pertença, de transcendência coletiva. Não é mero cenário, é força estruturante. A câmara demora-se nos corpos em movimento, nas vibrações sonoras, nos olhares que se cruzam. Existe ali uma energia que ultrapassa o entretenimento, é comunidade.

E é precisamente nesse espaço de comunhão que o mal se infiltra.

Os maus de Sinners não entram como monstros grotescos. Aproximam-se como aliados, como figuras compreensivas, até encantadoras. O filme trabalha magistralmente a ambiguidade moral, eles parecem partilhar dores, reconhecer injustiças, oferecer proteção. Não impõem, insinuam-se.

A metáfora é evidente, mas nunca simplista. O mal não surge como rutura brusca. Surge como discurso razoável, como promessa de ordem, como resposta aparentemente sensata ao caos.

O horror nasce do reconhecimento.

Há ainda dois elementos formais que elevam o filme a outro patamar. A fotografia é de uma precisão impressionante, com um trabalho de luz, harmonia e sombra que não serve apenas a estética, mas a própria narrativa moral, cada enquadramento parece desenhado para nos tentar forçar a ver mais camadas do que as da superfície. E a música, cruzando estilos distintos, do gospel ao blues, da tradição oral a uma modernidade quase industrial, é das melhores composições que o cinema recente produziu, não funciona como mera banda sonora, assume-se como espinha dorsal emocional e política do filme.

Há uma cena, ainda na primeira metade, que ficará para a história do cinema, o filho do padre, Sammie, interpretado por Miles Caton, canta e nesse momento o filme suspende-se. A canção torna-se ponte entre culturas, entre passado, presente e futuro, entre dor ancestral e esperança coletiva. Não é apenas uma performance musical, é uma declaração filosófica sobre identidade, memória e pertença. Ali, Sinners deixa de ser apenas cinema, torna-se quase ensaio visual sobre a condição humana.

Até aqui, o filme é sobre confiança, sobre como a comunidade pode ser simultaneamente abrigo e vulnerabilidade, sobre como a arte, enquanto força aglutinadora, pode criar resistência, mas também pode ser instrumentalizada.

Se ainda não viste o filme, talvez queiras parar aqui.

A política do vampirismo (Com spoilers)

Na segunda metade, Sinners abandona progressivamente a ambiguidade e assume a sua dimensão alegórica.

Os vampiros deixam de ser apenas figuras sedutoras. Tornam-se estrutura, organização, estratégia. A sua aproximação inicial revela-se cálculo. O que parecia empatia era estudo, o que parecia partilha era infiltração.

É impossível não ler aqui uma metáfora política contemporânea, a normalização progressiva de discursos de ódio e extrema-direita que se apresentam como defesa, pureza, tradição e proteção da identidade. Tal como os vampiros, esses discursos raramente entram pela porta da violência explícita. Entram pela porta da normalização, tornam-se presença habitual, ganham linguagem polida, humanizam-se.

Há um momento particularmente perturbador em que já não sabemos distinguir quem está contaminado e quem permanece humano. Essa dissolução de fronteiras é central. O perigo não é apenas o ataque exterior, é a assimilação interna.

O vampiro clássico é criatura da noite, claramente identificável como outro. Em Sinners, ele aprende a cantar connosco, aprende a discursar, aprende a criar empatia. Aprende a quase ser um de nós, o problema é que nesse “quase” cabe muita coisa.

A arte, que no início era espaço de união e elevação, transforma-se em campo de batalha simbólico. A música continua a ecoar, mas já não é inocente. Pergunta-se se pode resistir ao fascínio do poder ou se será sempre vulnerável à sua apropriação.

A fotografia, nesta segunda metade, torna-se ainda mais contrastada, mais claustrofóbica, quase opressiva. A música, que antes unia, começa a soar como aviso. O filme constrói uma sensação de inevitabilidade que não depende de sustos fáceis, depende da consciência.

Talvez a dimensão mais incisiva seja esta, o mal triunfa primeiro porque é aceite, porque é tolerado, porque é visto como inofensivo.

Os vampiros não conquistam pelo medo inicial, conquistam pela proximidade.

O filme não oferece respostas confortáveis. Não há purificação total, não há regresso ingénuo ao início. Há perda, há consciência, há a dolorosa aprendizagem de que o mal raramente se apresenta como tal.

Já o vi duas vezes e entrou para lista de meus favoritos.

E um conselho final, não se levantem quando os créditos surgirem, vão agradecer-me mais tarde.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *