António Lobo Antunes | O Que Fica Depois das Coisas

“Nós somos casas muito grandes, muito compridas. É como se morássemos apenas num quarto ou dois. Às vezes, por medo ou cegueira, não abrimos as nossas portas.” António Lobo Antunes

A morte de António Lobo Antunes não é apenas o desaparecimento de um escritor. É o silenciamento de uma das vozes mais singulares que a língua portuguesa encontrou para pensar a memória, a culpa e o modo como o tempo se instala dentro das pessoas.

Curiosamente, o último texto sobre literatura que publiquei neste site foi precisamente sobre um livro dele, Não é Meia-Noite Quem Quer. Há coincidências que parecem discretas ironias da própria literatura, como se certos autores soubessem regressar no momento exato em que a sua ausência começa.

Ler Lobo Antunes nunca é um exercício confortável. Nem creio que o quisesse. Eu e ele. As suas páginas pedem ao leitor um tipo de atenção raro: as vozes confundem-se, as frases reaparecem páginas mais tarde com outro peso, e a realidade surge sempre filtrada pela lembrança de quem a conta. A verdade não se apresenta como uma linha clara; constrói-se lentamente a partir de fragmentos.

Foi talvez essa a primeira coisa que me marcou nele. A ideia de que a memória não é um arquivo ordenado de factos, mas uma forma de imaginação que trabalha sobre aquilo que vivemos. Aquilo que recordamos diz tanto sobre o que aconteceu como sobre aquilo que somos quando o recordamos.

Num dos seus livros mais intensos, Os Cus de Judas, escreve uma frase que sempre me pareceu uma definição perfeita da memória:

“A memória é uma casa onde as divisões comunicam todas umas com as outras.”

Sempre achei esta imagem extraordinariamente precisa. Há acontecimentos que julgamos encerrados numa divisão do passado e que, anos depois, voltam a abrir portas inesperadas dentro de nós.

Outra dimensão que me fascina na sua escrita é a forma como o tempo deixa de obedecer à cronologia habitual. Nos seus romances, os acontecimentos não aparecem como etapas organizadas de uma história linear. Surgem antes como presenças que se convocam mutuamente: uma recordação antiga infiltra-se numa conversa presente, um episódio aparentemente banal ilumina algo que aconteceu décadas antes, e o sentido de um acontecimento só se torna visível muito depois de ele ter ocorrido. O tempo deixa de ser sequência e passa a ser espessura.

Há uma intuição filosófica profunda nesta forma de narrar. Bergson escreveu que o tempo vivido não é o tempo dos relógios, mas uma duração interior onde tudo permanece misturado. A literatura de Lobo Antunes parece mover-se exatamente nesse território: o lugar onde o passado continua a agir sobre o presente sem pedir autorização à cronologia.

Depois de o ler, comecei a prestar mais atenção às zonas intermédias da linguagem. Àquilo que não é dito diretamente. Às frases que parecem banais à superfície mas escondem outra camada de sentido. Às metáforas que funcionam como pequenas revelações.

Também me fascinam as pistas que deixa espalhadas pelo texto. Lobo Antunes escreve como quem confia profundamente na inteligência do leitor. Muitas vezes não explica. Sugere. Deixa fragmentos, sinais quase invisíveis que funcionam como códigos. É como se certas coisas não possam ser ditas de forma direta, mas possam ser insinuadas com precisão suficiente para que quem esteja atento chegue lá. Se percebemos, é porque merecemos a confiança do autor. Se não, a frase continua o seu caminho sem nos fazer esperar. Funciona quase como uma password cognitiva. Há nisso algo de muito elegante: trata o leitor como alguém capaz de pensar.

Há também a intensidade das imagens. Lobo Antunes tem uma capacidade rara de transformar a linguagem em experiência sensorial. As suas metáforas não decoram o texto; revelam dimensões invisíveis das situações.

Em Manual dos Inquisidores escreve:

“A vida é um intervalo entre duas memórias.”

Há nesta frase uma forma de filosofia concentrada. Somos aquilo que recordamos e aquilo que deixaremos como recordação nos outros.

Outra dimensão que me impressiona é a forma como entra literariamente no território da doença mental. Não como espetáculo, mas como experiência interior. Nos seus livros sentimos a desorganização do pensamento, o peso da culpa, a dificuldade de distinguir entre o que aconteceu e o que apenas foi imaginado. Essa aproximação exige uma empatia que raramente aparece na literatura com tanta intensidade.

Em Conhecimento do Inferno deixa uma frase que sempre me pareceu uma chave para compreender a sua obra:

“O passado nunca passa, fica à espera dentro de nós.”

Depois de muitos anos a lê-lo, percebo que Lobo Antunes alterou silenciosamente a forma como olho para certas coisas. Não apenas para a literatura, mas para a própria realidade. Tornei-me mais atento às camadas invisíveis das histórias, mais cauteloso perante versões demasiado simples, mais disponível para aceitar que diferentes memórias podem coexistir sem se anularem.

Às vezes pergunto-me quem seria eu como leitor se não tivesse encontrado os seus livros. Talvez alguém mais confortável com narrativas perfeitamente organizadas. Talvez alguém menos curioso sobre a forma como as pessoas se lembram daquilo que viveram. Talvez alguém que não tivesse aprendido a escutar aquilo que está escondido entre duas frases.

Numa passagem de Exortação aos Crocodilos escreve:

“Cada pessoa é muitas pessoas ao mesmo tempo.”

Essa ideia resume, de certa forma, toda a sua literatura. Somos compostos por vozes diferentes, por versões sucessivas de nós próprios, por recordações que se transformam à medida que o tempo passa.

É assim que certos escritores atingem uma forma particular de imortalidade. Não apenas porque continuam a ser lidos, mas porque passam a habitar o modo como os leitores pensam. As suas imagens entram na nossa forma de interpretar o mundo.

António Lobo Antunes nunca soube quem sou. Não faço parte do grupo priveligiado que teve a imensurável fortuna de falar com ele. Nunca nos cruzámos. E, no entanto, uma parte da forma como hoje leio certos autores, da atenção que presto às metáforas, do gosto por frases que dizem mais do que parecem dizer nasceu nas páginas dele.

Por isso, neste dia, a única coisa que faz sentido dizer é simples.

Obrigado.

Não sabe quem sou.
Mas uma parte do que sou, a maneira como olho para as palavras, para as memórias e para os silêncios, veio de si.

E talvez seja essa a forma mais discreta e mais poderosa de vida: continuar a existir dentro do pensamento de alguém que nunca conhecemos.

Escrevi, propositadamente, no presente.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *